
Esse post de última hora pretende manifestar meu repúdio em relação à decisão da Uniban de expulsar a aluna Geisy do curso de turismo. A garota foi vítima da agressão de vândalos, mas mesmo assim, a Universidade decidiu culpá-la pelo fato de ter agido contra os princípios morais e por perturbar um "ambiente de respeito".
"A estratégia de culpar a vítima é bem conhecida. Se uma garota foi estuprada, ela é pelo menos parcialmente responsável por seu destino: de alguma forma, provocou o estuprador, seja por utilizar roupas insinuantes, seja por meio de atitudes libidinosas. Afinal, nada acontece "de graça".
A decisão da Uniban de culpar a vítima faz parte da faceta machista e moralista do Brasil no qual vivemos. A liberdade da mulher ainda precisa ser aprovada por uma corte machista, patrimonialista e falsa moralista, que atesta contra a livre escolha, o direito sobre o corpo e estimula o preconceito contra o "outro".
Não somente no Brasil, mas nitidamente por aqui, o machismo ainda reina tranquilo.
ResponderExcluirReverter essa situação não é só tarefa do movimento feminista, pois todos nós que não concordamos com essas atitudes não podemos permitir que essas coisas continuem acontecendo...
É absurdo, mas o moralismo mobiliza a nação.
ResponderExcluirTriste evento; perdem todos.
BJ.
Mais postagens!!!!!
ResponderExcluir